divisor

membros

Álvaro BragançaÁlvaro Alfredo Bragança Júnior (coordenador)

Possui graduação ( Bacharelado em Letras Português Alemão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação ( Bacharelado em Letras Português Latim) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação (Licenciatura em Letras Português Alemão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação (Licenciatura em Letras Português Latim) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Lingüística e Filologia Românica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e estágio pós-doutoral em História Medieval pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha, em 2001-2002.
Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Setor de Alemão a UFRJ e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do IFCS, UFRJ. É membro da Academia Brasileira de Filologia, da Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade da Universidade Federal Fluminense e membro fundador do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos e membro co-fundador e pesquisador convidado do GT “Estudos Medievais” da ANPOLL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: história comparada, tradução de textos da literatura alemã medieval, baixa idade média alemã, baixa idade média e paremiologia latina medieval.

Felipe André Gomes Santos
Bacharel em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).
Atua na área de estudos interdisciplinares em Literatura e História da Idade Média com ênfase na produção literária do Sacro Império Romano Germânico durante a Baixa Idade Média. É membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média (NIELIM), coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Jr.

Hiram AlemHiram Alem
Graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média (NIELIM/UFRJ) e do Grupo de Estudos de História Militar (GEHM-CEIA/UFF). Possui pesquisa relacionada a arquearia e identidade inglesa no século XVI sob orientação do Professor Dr. Álvaro Alfredo Bragança Jr. Desenvolve também no Grupo de Estudos de História Militar uma pesquisa acerca da noção teórica de Revolução Militar. Atua no campo da História Militar Medieval com ênfase no medievo inglês.

 

Úrsula AntunesÚrsula Antunes
Bacharel em Letras-Português/Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Atua na área de estudos interdisciplinares em Literatura e História da Idade Média, com interesse na questão do feminino, da feminilidade e da misoginia no contexto medieval. Faz parte do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média (NIELIM), coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Jr.

 

 

João BatistaJoão Batista da Silva Porto Junior
Graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor substituto do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas de Artes da UFRJ e professor assistente de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo; Arte e Estética na Arquitetura e Teoria do Paisagismo no UNIPLI. Lecionou como tutor do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação (EAD) do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RJ (SENAC-RJ) e participa de atividades de Recriacionismo Histórico – Historical Reenactment.



divisor